sábado, 29 de novembro de 2008

"...talvez a gente encontre explicação."




Sorrindo com a vitória, chorando na derrota. Pensa, relembra, talvez se arrependa, desta vez aprenda. Quem perdoa será perdoado, quem magoa será magoado. Sei que é difícil parar e escutar, assumir um erro, tentar consertar. Ódio e amor próximos vão vivendo. Nada mais nada menos, pensamentos.


(...)


Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
até quando o corpo pede um pouco mais de alma
a vida não pára.
Enquanto todo mundo espera a cura do mal
e a loucura finge que isso tudo é normal
eu finjo ter paciência.

Até quando?

"A polícia só existe pra manter você na lei, lei do silêncio, lei do mais fraco: ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco. A programação existe pra manter você na frente, na frente da TV, que é pra te entreter, que é pra você não ver que o porgramado é você.

(...)

Quando a gente muda o mundo muda com a gente, a gente muda o mundo na mudança da mente, e quando a mente muda a gente anda pra frente. Na mudança de atitude, não há mal que não se mude, nem doença sem cura, na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro."

Gabriel O Pensador. :)

Acredite


Por que as pessoas entram na sua vida? Pessoas entram na sua vida por uma "Razão", uma "Estação" ou uma "Vida Inteira". Quando você percebe qual deles é, você vai saber o que fazer por cada pessoa.Quando alguém está em sua vida por uma "Razão"... é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou. Elas vêm para auxiliá-lo numa dificuldade, te fornecer orientação e apoio, ajudá-lo física, emocional ou espiritualmente. Elas poderão parecer como uma dádiva de Deus, e são! Elas estão lá pela razão que você precisa que eles estejam lá. Então, sem nenhuma atitude errada de sua parte, ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim. Ás vezes, essas pessoas morrem. Ás vezes, eles simplesmente se vão. Ás vezes, eles agem e te forçam a tomar uma posição. O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e o trabalho delas, feito. As suas orações foram atendidas. E agora é tempo de ir.
Quando pessoas entram em nossas vidas por uma "Estação", é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender. Elas trazem para você a experiência da paz, ou fazem você rir. Elas poderão ensiná-lo algo que você nunca fez. Elas, geralmente, te dão uma quantidade enorme de prazer... Acredite! É real! Mas somente por uma "Estação".
Relacionamentos de uma "Vida Inteira" te ensinam lições para a vida inteira: coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida. Sua tarefa é aceitar a lição, amar a pessoa, e colocar o que você aprendeu em uso em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida. É dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente.
Pare aqui e simplesmente SORRIA.
"Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro.
Ame como se você nunca tivesse sido magoado,
e dance como se ninguém estivesse te observando."
O maior risco da vida é não fazer NADA.!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

"Ah, o amor.. "

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.

Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.

MÃE!


Você que me deu o bem mais precioso. “A vida”
Me esperou com tanto carinho.
Me ensinou os primeiros passos.

As primeiras palavras.
As lembranças mais antigas que tenho em você,
É a sua mão segurando a minha para me dar proteção.

Você que lutou, sorriu, chorou.
Mas não deixou a amargura tomar conta de seu coração.
Você que me ensinou a ser mulher, mas continuar com meus sonhos de criança.
A ser forte, sem ser amarga.

Abrir meus caminhos, tomando sempre cuidado com as plantinhas ao redor.

Com você aprendi a ser “gente”
Que respeita “gente”.

Aprendi a ter fé, aprendi a aceitar os defeitos das pessoas.
Aprendi que o amor tem que ser INCONDICIONAL.

Minhas melhores lembranças, são as que você cria todos os dias...
No amor que sinto em tudo o que você faz.

No brilho do seu olhar.

MÃE... Que Deus a proteja sempre, te ilumine, te de forças para continuar sua batalha.
E que eu possa sempre sentir e ter esse amor maior em todos os momentos de minha vida.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Não sabe o que é namorar..


Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não renumeradas de si mesmo.
Namorado é a mais difícil das conquistas, difícil porque namorado de verdade é muito raro, necessita de adivinhação, de pele, de saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia.
Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão é fácil, mas namorado mesmo, é muito difícil.
Namorado não precisa ser o mais bonito, mas aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio e quase desmaia pedindo proteção. A proteção dele não precisa ser parruda, decidida, ou bandoleira: Basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição.
Quem não tem namorado não é quem não tem um amor: é quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes, mesmo assim pode não ter namorado.
Não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema sessão das duas, medo do pai, sanduiche de padaria ou drible no trabalho.
Não tem namorado quem transa sem carinho, quem acaricia sem vontade de virar sorvete ou lagartixa e quem ama sem alegria.
Não tem namorado quem faz pactos de amor apenas com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a felicidade, ainda que rápida, escondida, fugida ou impossível de durar.

Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas; de carinho escondido na hora em que passa o filme; de flor catada no muro e entregue de repente; de poesia de Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar, de gargalhar quando fala junto ou descobre a meia rasgada; de ânsia enorme de viajar para a Escócia ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário.

Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, fazer sesta abraçado, fazer compra junto.
Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor, nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor.
Não tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques, fliperamas, beira d'agua, show do Milton Nascimento, bosque enluarado, ruas de sonhos ou musicais da metro.
Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos, quem não se chateia com o fato de o seu bem ser paquerado.
Não tem namorado quem ama sem gostar, quem gosta sem curtir, quem curte sem aprofundar.
Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim-de-semana, na madrugada ou no meio-dia de sol em plena praia cheia de rivais.
Não tem namorado quem ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir com ele.
Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho, não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo. Se você não tem namorado porque descobriu que o amor é alegre e você vive pesando duzentos quilos de grilos e de medo, ponha a roupa mais leve e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras, e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada e coração estouvado saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim. Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo da sua janela. Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fadas. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteria. Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido. Enlou-cresça.

Modo de usar-se..


"Coitada, foi usada por aquele cafajeste". Ouvi essa frase na beira da praia, num papo que rolava no guarda-sol ao lado. Pelo visto a coitada em questão financiou algum malandro, ou serviu de degrau para um alpinista social, sei lá, só sei que ela havia sido usada no pior sentido, deu pra perceber pelo tom do comentário. Mas não fiquei com pena da coitada, seja ela quem for.

Não costumo ir atrás desta história de "foi usada". No que se refere a adultos, todo mundo sabe mais ou menos onde está se metendo, ninguém é totalmente inocente. Se nos usam, algum consentimento a gente deu, mesmo sem ter assinado procuração. E se estamos assim tão desfrutáveis para o uso alheio, seguramente é porque estamos nos usando pouco.

Se for este o caso, seguem sugestões para usar a si mesmo: comer, beber, dormir e transar, nossas quatro necessidades básicas, sempre com segurança, mas também sem esquecer que estamos aqui para nos divertir. Usar-se nada mais é do que reconhecer a si próprio como uma fonte de prazer.

Dançar sem medo de pagar mico, dizer o que pensa mesmo que isso contrarie as verdades estabelecidas, rir sem inibição – dane-se se aparecer a gengiva. Mas cuide da sua gengiva, cuide dos dentes, não se negligencie. Use seu médico, seu dentista, sua saúde.

Use-se para progredir na vida. Alguma coisa você já deve ter aprendido até aqui. Encoste-se na sua própria experiência e intuição, honre sua história de vida, seu currículo, e se ele não for tão atraente, incremente-o. Use sua voz: marque entrevistas.
Use sua simpatia: convença os outros. Use seus neurônios: pra todo o resto.

E este coração acomodado aí no peito? Use-o, ora bolas. Não fique protegendo-se de frustrações só porque seu grande amor da adolescência não deu certo. Ou porque seu casamento até-que-a-morte-os-separe durou "apenas" 13 anos. Não enviuve de si mesmo, ninguém morreu.

Use-se para conseguir uma passagem para a Patagônia, use-se para fazer amigos, use-se para evoluir. Use seus olhos para ler, chorar, reter cenas vistas e vividas – a memória e a emoção vêm muito do olho. Use os ouvidos para escutar boa música, estímulos e o silêncio mais completo. Use as pernas para pedalar, escalar, levantar da cama, ir aonde quiser. Seus dedos para pedir carona, escrever poemas, apontar distâncias. Sua boca pra sorrir, sua barriga para gerar filhos, seus seios para amamentar, seus braços para trabalhar, sua alma para preencher-se, seu cérebro para não morrer em vida.

Use-se. Se você não fizer, algum engraçadinho o fará. E você virará assunto de beira de praia.

Casamento..


Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento a igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre. "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?" Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.

será?


O amor não acaba. O amor apenas sai do centro das nossas atenções. O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar. Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice. Paixão termina, amor não. Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa.

Fica.. Namoro.. ?


A tribo dos ficantes.. O ficante é o cara que te namora por duas horas numa festa, se não tiver se inscrito no campeonato “Quem pega mais numa única noite”, quando então ele será seu ficante por bem menos tempo — dois minutos — e irá à procura de outra para bater o próprio recorde. É natural que garotos e garotas queiram conhecer pessoas, ter uma história, um romance, uma ficada, duas ficadas, três ficadas, quatro ficadas... Esquece, não acho natural coisa nenhuma. Considero um desperdício de energia.

Pegar sete caras. Pegar nove “mina”. A gente está falando de quê, de catadores de lixo? Pegar, pega-se uma caneta, um táxi, uma gripe. Não pessoas. Pegue-e-leve, pegue-e-largue, pegueeuse, pegue-e-chute, pegue-e-conte-para-os-amigos.

Pegar, cá pra nós, é um verbo meio cafajeste. Em vez de pegar, poderíamos adotar algum outro verbo menos frio. Porque, quando duas bocas se unem, nada é assim tão frio, na maioria das vezes esse “não estou nem aí” é jogo de cena. Vão todos para a balada fingindo que deixaram o coração em casa, mas deixaram nada. Deixaram a personalidade em casa, isso sim.

Namoro é quando não se tem certeza absoluta de nada, a cada dia um segredo é revelado, brotam informações novas de onde menos se espera. De manhã, um silêncio inquietante. À tarde, um mal-entendido. À noite, um torpedo reconciliador e uma declaração de amor.

Namoro é teste, é amostra, é ensaio, e por isso a dedicação é intensa, a sedução é ininterrupta, os minutos são contados, os meses são comemorados, a vontade de surpreender não cessa — e é a única relação que dá o devido espaço para a saudade, que é fermento e afrodisíaco. Depois de passar os dias se vendo só de vez em quando, viajar para um fim de semana juntos vira o céu na Terra: nunca uma sexta-feira nasce tão aguardada, nunca uma segunda-feira é enfrentada com tanta leveza.

Namoro é como o disco “Sgt. Peppers”, dos Beatles: parece antigo e, no entanto, não há nada mais novo e revolucionário. O poeta Carlos Drummond de Andrade também é de outro tempo e é para sempre. É ele quem encerra esta crônica, dando-nos uma ordem para a vida: “Cumpra sua obrigação de namorar, sob pena de viver apenas na aparência. De ser o seu cadáver itinerante".

sábado, 13 de setembro de 2008

racismo.


Uma mulher branca, de aproximadamente cinquenta anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.

- Qual o problema, senhora? - perguntou a comissária.

- Não está a ver? - respondeu a senhora. – Colocaram-me ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Precisa me dar outra cadeira.

- Por favor, acalme-se - disse a aeromoça - infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível.

A comissária afasta-se e volta alguns minutos depois.

- Senhora! Como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe económica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe executiva. Temos apenas um lugar na primeira classe.

E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:

- Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe económica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável.

E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:

- Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois temos para o senhor um lugar na primeira classe.

E todos os passageiros próximos, que, estupefactos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé..

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

e viva as coisas boas..


Alimentar raiva e rancor é se destruir a cada dia que passa, pois plantando coisas boas em nosso coração vamos colher coisas boas, e alimentando o mau, perdemos a esperança, perdemos a compaixão e perdemos o futuro, porque não damos espaço as oportunidades que podem vir a nos acontecer. Ser feliz, reconstruir nossos caminhos, mesmo que a cada dia haja uma queda. O importante é levantar com a cabeça erguida e seguir em frente..

Guardar ressentimento é como tomar veneno e querer que a outra pessoa morra.

amor


O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.

Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O tamanho da pessoa


Os Tamanhos variam conforme o grau de envolvimento...

Uma pessoa é enorme para ti, quando fala do que leu e viveu, quando te trata com carinho e respeito, quando te olha nos olhos e sorri .

É pequena para ti quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade, o carinho, o respeito, o zelo e até mesmo o amor

Uma pessoa é gigante para ti quando se interessa pela tua vida, quando procura alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto contigo. E pequena quando se desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.

Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos da moda.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.

Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.
Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. O nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de acções e reacções, de expectativas e frustrações.

Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente torna-se mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes. Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande.. é a sua sensibilidade, sem tamanho.

pedras, pedras..

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo.

sábado, 9 de agosto de 2008

O que tem de especial?

E o que é que ela vê nele? Nossos amigos se interrogam sobre nossas escolhas, e nós fazemos o mesmo em relação às escolhas deles. O que é, caramba, que aquele Fulano tem de especial? E qual será o encanto secreto da Beltrana?

Vou contar o que ela vê nele: ela vê tudo o que não conseguiu ver no próprio pai, ela vê uma serenidade rara e isso é mais importante do que o Porsche que ele não tem, ela vê que ele se emociona com pequenos gestos e se revolta com injustiças, ela vê uma pinta no ombro esquerdo que estranhamente ninguém repara, ela vê que ele faz tudo para que ela fique contente, ela vê que os olhos dele franzem na hora de ler um livro e mesmo assim o teimoso não procura um oftalmologista, ela vê que ele erra, mas quando acerta, acerta em cheio, que ele parece um lorde numa mesa de restaurante mas é desajeitado pra se vestir, ela vê que ele não dá a mínima para comportamentos padrões, ela vê que ele é um sonhador incorrigível, ela o vê chorando, ela o vê nu, ela o vê no que ele tem de invisível para todos os outros.

Agora vou contar o que ele vê nela: ele vê, sim, que o corpo dela não é nem de longe parecido com o da Daniella Cicarelli, mas vê que ela tem uma coxa roliça e uma boca que sorri mais para um lado do que para o outro, e vê que ela, do jeito que é, preenche todas as suas carências do passado, e vê que ela precisa dele e isso o faz sentir importante, e vê que ela até hoje não aprendeu a fazer um rabo-de-cavalo decente, mas faz um cafuné que deveria ser patenteado, e vê que ela boceja só de pensar na palavra bocejo e que faz parecer que é sempre primavera, de tanto que gosta de flores em casa, e ele vê que ela é tão insegura quanto ele e é humana como todos, vê que ela é livre e poderia estar com qualquer outra pessoa, mas é ao seu lado que está, e vê que ela se preocupa quando ele chega tarde e não se preocupa se ele não diz que a ama de 10 em 10 minutos, e por isso ele a ama mesmo que ninguém entenda

Bons amigos..

na foto: Hanna Greilich/Milena Ferrer

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

perder..

Você já parou para pensar na garota que está ao seu lado? nos carinhos que ela te dá? nas confusões que ela te cria? na carência que ela sente? você já deu valor para as crises de ciúmes? para as brigas? para as reconciliações? para os beijos e abraços? você já pensou em elogiá-la, ao invés de criticá-la? já reparou nas mil qualidades que ela tem, sendo que nela você só enxerga os poucos defeitos? você já prestou atenção no jeitinho dela sorrir? na cara feia de braba? no jeito que ela fala quando quer alguma coisa? nas indiretas que são sempre diretas? você já falou que o cabelo dela ta bonito? que ela fica bem com aquela roupa? que gostou da surpresa que ela te fez?você já imaginou que aquele guri apaixonado por ela dava tudo para estar no seu lugar? já pensou que ele adoraria ser amado por ela e ter a oportunidade de dizer que a ama? você já pensou que se você não der carinho, atenção, cuidado,ela pode se sentir sozinha?! que UMA palavra sua pode deixar o dia dela MUITO melhor?!ou muito pior...Que sua indiferença pode ofendê-la? que sua ausência pode machucá-la? você já tentou viver sem ela? sem os beijos e os carinhos dela? sem a preocupação dela? sem as reclamações dela? NÃO?!então tenta.. por que só assim você vai parar pra pensar, dar valor nas coisas que sempre estiveram ao seu lado, você tem uma pessoa de muito valor, mas cuide dela, cuide muito bem dela, por que suas atitudes podem machuca-la de verdade. E você? pode perdê-la pra sempre.

Soneto da fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
(Até um dia meu anjo)

mulheres

Nós mulheres somos fodas: Não broxamos. Não ficamos carecas. Não sofremos de fimose. Temos um dia internacional. Sentar de pernas cruzadas não dói. Podemos usar tanto rosa como azul. Temos prioridade em boates ou em qualquer lugar. Não pagamos a conta no máximo rachamos. A programação é 90% voltada para nós. A idade não atrapalha em nosso desempenho sexual. Se somos traídas somos vítimas, se traímos eles são cornos. Mulher de embaixador é embaixatriz, homem de embaixatriz não é nada. Somos monogâmicas, embora precisamos testar vários homens, para achar um q tenha valor. Se resolvermos exercer profissões predominantes masculinas, somos pioneiras! Mas se um homem exerce profissão tipicamente feminina, é bicha! E por último, fazemos tudo que um homem faz, mas com um detalhe: de salto alto!

encontre..

Encontre um homem que te chame de amor em vez de lhe chamar pelo seu proprio nome. que em vez de brigar com você, diga EU TE AMO. que deite no seu peito e escute o coração bater forte quando os dois estão juntos. que permaneça acordado pra observar você dormindo. Espere um homem que te beije sem ter vergonha dos amigos. que queira mostrar a todo mundo, o quanto ele te ama. que te abrace sem ter vergonha do que os amigos vão falar. Encontre um homem que te ache a mulher mais bonita do mundo mesmo quando você acaba de acordar. que insista em te abraçar. que te abrace e beije de surpresa. que te lembra constantemente o quanto ele se preocupa contigo e o quanto ele è sortudo por estar ao seu lado. espere um homem que com certeza esta esperando por ti, que não tenha vergonha de assumir seus sentimentos. que vire para os amigos e diga: ele é meu amor.

amigos..


Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos. Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo,empresta o calor e a jaqueta... Um amigo não recomenda apenas um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país. Um amigo não dá carona apenas para festa. Te leva para o mundo dele, e topa conhecer o teu. Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon.. Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado. Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.

Ninguém perde ninguém, porque ninguém possui ninguém... Essa é a verdadeira experiência de ser livre: Ter a coisa mais importante do mundo sem possuí-la. :)

domingo, 13 de julho de 2008

folhas..

Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida.
Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.
Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses são designados amigos do peito, do coração.
São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz... Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos nos esquecer dos amigos distantes, que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam aumentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.

loucura

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma, a vida não pára. Enquanto todo mundo espera a cura do mal e a loucura finge que isso tudo é normal.. eu finjo ter paciência.

mudança..

As vezes a gente tem tanta coisa intalada e não sabe como se expressar..
Não sabe expor e nem mostrar.. E tem dia que a gente simplesmente acorda com uma vontade imensa de escrever, nem que seja qualquer besteira.
Tem dia, também, que a gente está muito feliz e quer mostrar isso para todos, que a gente acorda com vontade de sorrir para o mundo e mostrar pra ele o quanto somos felizes. Tem dia que em que acordamos, como dizem, com o 'pé esquerdo', ficamos fechados, ficamos mais calados e não nos importamos com certas coisas que nos importariam nos dias em que estamos mais felizes. A cada dia de nossa vida, vivemos de modo diferente, não tem como ser o mesmo todos os dias, não tem como estar feliz todo o tempo, e nem triste. Cada dia é uma novidade, é uma surpresa, seja boa ou ruim. Não dá para ser perfeito o tempo todo, afinal, quem somos nós para dizer que somos perfeitos? Seres humanos normais, com defeitos e qualidades, o que cabe a cada um escolher qual dos dois vai prevalecer mais na sua vida.. As vezes páro para pensar em como certas pessoas são. Cada pessoa é lembrada por uma característica, por gestos, por palavras ou ações. Umas dizem: "Ah, eu tenho minha personalidade, sou assim e não mudo..". Será mesmo que já tem? A gente vive em mundo que ocorrem constantes mudanças e que, em tudo você é influenciado.. Ninguém tem sua personalidade formada, completa. Cada dia acrescentamos ou retiramos algo de nossos pensamentos, ações.. E com isso, nossa personalidade muda. Não adianta sermos o mesmo todos os dias. Devemos ter, acima de tudo, humildade e reconhecer que o mundo muda, as pessoas mudam e ninguém vai ser a mesma pessoa sempre. Algumas qualidades ou defeitos podem permanecer, mas sempre haverão mudanças.. Porque assim é a vida, cheia de mudanças.

por Milena Ferrer :)

amigos..

A amizade é um sentimento mais nobre que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem o intríseco ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos. A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Se um deles morrer, eu ficarei torta para um lado. Se todos morrerem, eu desabo.

Bob Marley..

'Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmo que trazem algo que aprendemos a amar.. Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre..'

Perdi..

Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripe estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: apenas as duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar.

Ela está..

Ela está como a deixei, só um pouco mais madura e menos sonhadora, naquela cabeçinha que sempre me surpreendia. Ela ainda gosta de chocolate, e ama muito os amigos. Ela ainda tem o cabelo liso e preto, e continua amarrando-os daquela forma prática que ela adorava. Ela ainda escreve da mesmo jeito, só um pouco mais dura, e gosta cada dia mais de músicas diferentes. Ela continua a tirar fotos naquele "nosso" quarto, que inala nas minhas narinas muitas saudades. Faz tempo que não escuto sua voz, mas ao ver suas fotos, lembro de todos nossos momentos e sua voz se reproduz naturalmente no meu coração. Ela está como a deixei, sua maquiagem perfeita, seus detalhes perfecionistas, sua boca e maças da face rosadas, seus dentes brancos, seus olhos que exprimem necessidade de ser feliz. Eu mal olhei pra ela quando parti, mas foi o suficiente para te-la guardada pra sempre dentro de mim. A cada rastro dela, eu percebo que realmente ela está como a deixei, talvez com esperanças de algum dia eu voltar. Esperanças que eu também tenho, mas escondo. Ela permanece doce e perseverante, foi assim que eu a conheçi, foi assim que a amei, e será assim que que nunca a esqueçerei.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Um dia..

Talvez um dia sozinho se lembre que alguem chorou por você, alguém que queria te ver sorrir.
Mas nesse dia, a tarde vai embora logo e a noite fria vai chegar.
E você vai perceber que frio e lágrimas não combinam.
Vazio por dentro, vai sentir o peso dos falsos sentimentos.
Perceberá o quanto é duro nao ter ninguém para te abraçar quando sentir frio,
pra te beijar quando se sentir só e sussurrar em seu ouvido, dizendo que te ama.
Um dia saberemos porque nossos pais se preocupavam tanto com a gente
Um dia saberemos dar valor a todos os sermões em noites de sábado
Um dia perceberemos que viver é muito mais do que encher a cara num sábado e beijar o maior numero de garotos possível
Um dia perceberemos que todas aquelas noites em claro, ouvindo música e chorando por nada, serviram para alguma coisa
Perceberemos quanto tempo perdemos sustentando amores platônicos
Enquanto poderíamos estar com uma pessoa que sequer havíamos notado ao nosso lado
Um dia perceberemos nossos erros
Enxergaremos nossas qualidades
Perdoaremos mais facilmente
Conseguiremos rir de tudo a nossa volta
Um dia entenderemos o amor
E porque é tão difícil amar
E amaremos
Como sempre fizemos
Mas nunca compreendemos.
Um dia alguém irá lhe dizer que você é legal
Um dia você será referencia para alguém
Um dia você irá chorar ouvindo Adam`s Song em plena quarta feira sem nenhum motivo aparente
Um dia perderá um dia, pensando em uma pessoa.
Apenas pensando. Apenas uma pessoa,
E perceberá que não perdeu esse dia
Um dia você verá que seu conceito de felicidade está totalmente errado .
Assim como o amor, o ódio, a saudade, a tristeza....
Um dia você escreverá textos
E se sentirá o melhor dos escritores
Tudo porque conseguiu escrever exatamente o que sentia
Um dia você sentirá raiva por atitudes que teve
Sentirá saudade daquele garoto do seu msn que você achava lindo, mas que nunca sequer conversou com ele
Você irá chorar por não ter aproveitado seu cachorro como queria, mas agora ele já se foi
Tentará conversar com seus pais, mas eles não estarão mais com você
Tentará seu irmão, mas ele estará casado
Tentará sua avó, mas ela morreu
Tentará seus amigos, que sequer lembram de você
E chegará um dia que você entenderá as musicas da adolescência
E quando esse dia chegar
Você simplesmente irá chorar. Chorar por estar vivo.